Tempo de brincar, sonhar, aprender e ser feliz

Manhã - 8h às 12h
Tarde - 13h às 17h

Objetivos do curso

A educação básica tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade e realizando todas as possibilidades humanas características do período em que a criança está vivendo.
A Educação Infantil tem como objetivo em si mesma, voltadas para a faixa etária da criança e adequada às necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.
Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pelo MEC, o Colégio Guimarães Barbosa propõe os seguintes objetivos gerais para o Curso de Educação Infantil:

Organizar-se de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

a) Ter uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
b) Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com saúde e bem-estar;
c) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
d) Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
e) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
f)  Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
g) Utilizar as diferentes linguagens - corporal, musical, plástica, oral e escrita - às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
h) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Atividades

Dentro do horário normal de aula, os alunos participam das seguintes atividades, que acontecem 1 vez por semana e são ministradas por Professores Especialistas

  • Dança
  • Judô
  • Música
  • Tecnologia
  • Inglês
  • Educação Física
  • Recreação Aquática

No espaço da Educação Infantil temos além das salas de aula:

Sala lúdica, Sala psicomotora, Sala de tecnologia, Parque, Piscina, Refeitório

Turmas e Conteúdos

Além de trabalharmos diariamente os objetivos anteriores, desenvolvemos um planejamento adequado à cada faixa etária:

Maternal (3 anos) - Traços, sons, cores, formas, tato, olfato, paladar, visão, espaço, tempo, quantidade, relações e transformações, corpo (desfralde), gesto, movimento, escutar, falar, pensar e imaginar.

Jardim I (4 anos) - Identificar seu nome, escrever seu nome, identificar e escrever vogais (bastão e cursiva), reconhecer e escrever encontros vocálicos.
Formas geométricas, identificar, escrever e contar numerais até 10.

Jardim II (5 anos) - Apresentação das consoantes, treino do alfabeto e encontros vocálicos para reconhecimento e escrita em letra bastão e cursiva, treino do nome, ampliar vocabulário, interpretar histórias e fatos, escrever e contar numerais até 20.
Formas geométricas

Compartilhar